sábado, 1 de outubro de 2011

Atividade para trabalhar Dia das Bruxas com qualquer ano

Atividade:Primeiramente escolher livros de literatura infantil que tenham bruxas entre os personagens principais.
Sugestões de livros:
Que Amor de Bruxinha (Kalunga)
Era Uma Vez Uma Bruxa (Lia Zatz)
Rapunzel (Contos Clássicos)
Branca de Neve (Contos Clássicos)
A Bruxa Zelda e Os 80 Docinhos (Eva Furnari)

Contar ou ler as histórias para as crianças e após a contação ou leitura das mesmas, propor uma análise de cada bruxa, um "perfil", o que cada uma faz de bom (sim, de bom mesmo, porque nem toda bruxa é má) ou ruim para ser considerada uma bruxa.
Elaborar coletivamente ou propor que escrevam individualmente o perfil de cada uma para que sirva como "alerta" caso sejam vistas caminhando ou melhor, voando por aí... Ao término da atividade, teremos um livrinho sobre bruxas, que poderá ser ilustrado pelas crianças que poderão também dar um título para o mesmo (Como identificar bruxas boas; Como identificar bruxas más; Como identificar bruxas diversas, etc).
Com alunos de 1º ano, esta atividade pode ser realizada coletivamente, considerando que nem todos os alunos escrevem nesta época do ano... Penso que devemos providenciar cópias do livrinho para todos os alunos, através de xerox ou eles poderão registrar as produções no editor de texto dos laptops (ou computadores do laboratório de informática).


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário